EL DORADO

bellas_artes_logo.jpg
20190220_130123.jpg

Em fevereiro de 2019, em Havana, tivemos a oportunidade de conhecer um museu inesquecível: o MUSEO DE BELLAS ARTES DE CUBA, especificamente o prédio que está todo dedicado à arte cubana. Há outro prédio dedicado à Arte Universal.

A arquitetura arrojada e grandiosa impressiona desde o primeiro momento. Mas não há como descrever o impacto de conhecer a história da pintura e da arquitetura cubanas por meio da visita aos três andares do edifício, cuja descrição traduzimos diretamente do que é apresentado no site (clicando na fotografia, vocês visitam o site do edifício de Arte Cubana)

Com um tesouro que chega a mais de 30 mil peças, o acervo patrimonial de artes plásticas cubanas testemunha a produção simbólica realizada em nossa ilha desde o século XVII até a atualidade, por meio de pinturas, esculturas, desenhos, gravuras e instalações. A exposição permanente de seus tesouros artísticos é composta por 940 obras agrupadas em quatro núcleos conceituais: Arte na Colônia, Mudança de Século, Arte Moderna e Arte Contemporânea".

Algo que muito nos impressionou foi encontrar uma grande mostra de artes feitas por alunos e alunas das escolas cubanas. Um museu nacional que prestigia a Educação! Para que vocês tenham ao menos uma visão do espetáculo a que assistimos, apresentamos abaixo uma sequência de fotos que por lá fizemos na ocasião, que, sem dúvida, esperamos que se repita!